Notícias

A função do marketing neste momento de pandemia

markettinnnnngggggg

Agora, mais do que nunca é a hora do marketing da verdade, de ser parceiro do cliente, de estar ainda mais próximo e realmente oferecer algo de valor, de compartilhar propósitos reais. Sabemos que o poder de compra de muitas pessoas será afetado, que inevitavelmente a economia será atingida. Mas ali adiante, tudo voltará a normalidade. 

É por isso que o momento exige a habilidade dos profissionais de marketing, para buscar o novo crescimento e a volta da estabilidade financeira, em todos os segmentos de negócios, afinal, é um time reconhecido pela criatividade e o poder estratégico. É o momento de mostrar capacidade, de incentivar ainda mais a propaganda verdadeira, sem oportunismo, não confundir o consumidor com falsas expectativas. 

Todos os especialistas em marketing citam que a palavra hoje é “inovar”. Mas como? Não importa o tamanho do seu negócio, a inovação deve ser uma busca rotineira. E atualmente, em um momento de crise, é por meio dela poderá que surgirá um novo horizonte. Inovar não significa apenas implementar uma nova tecnologia, mas criar uma nova maneira de lidar com um problema, oferecendo uma solução rápida e que atenda às necessidades. Significa, por exemplo, como chegar até os seus clientes neste momento? 

Algumas dicas: instale o WhatsApp Business, fortaleça as redes sociais, invista em presença digital. A força do e-commerce também chegou de vez. Conheça seu público e ofereça conteúdo de valor. Humanize a sua marca: compartilhar os bastidores do negócio também pode ajudar a se conectar melhor com os clientes. Se o seu negócio possibilita, é a hora do delivery, crie agora. E por fim, uma alternativa é usar o tempo livre em casa para se capacitar e adquirir novas informações e dicas sobre gestão, mais do que nunca o conhecimento fará a diferença.

Ajude! Planeje ações para auxiliar a sociedade, o marketing social é hoje a principal ferramenta de aproximação de cliente e empresa. Você será recompensado. Enfim, é certo que teremos que mudar, é hora de buscar o melhor de si e no futuro celebrar que você contribuiu para um mundo melhor. Reflita! Tenha força, otimismo e faça. Acredite no seu talento. Acredite em você.

José Ivan Maia é graduado em Marketing pela ESPM, Administração de Empresas pela UNIVATES e Pós-graduado em Marketing pela ULBRA. É ouvidor formado pelo IBRC – Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente de São Paulo e aluno emérito da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre. Atualmente é Gerente de Marketing da Launer Química, mas já atuou em empresas como: Perdigão, Conpasul e Grupo Univale (Ambev).