Notícias

Candidatos à prefeitura de Estrela apresentam planos de governo

candidatos_apresentacao

Mobilidade urbana, futuros investimentos, incentivo a novas empresas, turismo, educação, processo de escolha do secretariado, além de projetos para o Porto de Estrela e planos de superação de crise pós-covid foram alguns dos temas tratados durante a apresentação do plano de governo dos candidatos à prefeitura do município de Estrela ao pleito 2020. A apresentação aconteceu ontem, (08/10) e foi promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), conduzida pela presidente da entidade, Andréia Zwirtes Kich. A transmissão foi feita ao vivo no canal do Youtube da entidade. 

“O encontro serviu para esclarecimentos de questões que sentimos necessidade de respostas, de forma a conhecermos melhor nossos candidatos. Na nossa avaliação, foi um momento proveitoso, construtivo, com cordialidade e respeito mútuo”, pondera Andréia. 

Sobre futuros investimentos e incentivos que serão dados para as empresas locais, Elmar Schneider (PTB) pretende valorizar as empresas já instaladas e aproveitar a municipalização do porto. “O momento é de conversarmos com a comunidade e aproveitarmos a localização estratégica do município. Mas também vejo a oportunidade de valorizarmos as empresas que aqui iniciaram e querem crescer”. Para ele, uma das medidas será a formação de parcerias para incrementar um parque tecnológico, buscando o desenvolvimento econômico dentro de uma gestão sustentável. 

Já Diego Luís de Castro (DEM), disse que sua gestão busca estimular o conhecimento acerca dos negócios e irá reduzir juros para que os empresários mantenham seus recursos no local. 

Para alavancar  a qualificação de gestores públicos e privados, o candidato Eduardo Wagner (PSL) acredita que é preciso fomentar parcerias com entidades diversas para qualificar as pessoas e apoio forte na inovação. 

Segundo o candidato César Augusto Pereira da Silva (MDB), o incremento no setor de turismo é sempre um dinheiro bem empregado. Para ele, Estrela já  evoluiu bastante nesse setor, mas é preciso fortalecer ainda mais esse potencial. “Uma cidade tem que dar valor a sua história”, avalia.

A preocupação com políticas para superar a crise pós-covid19 e crescer em diferentes segmentos econômicos foi abordada. A candidata Denise Goulart (PT) afirma que o momento exige que repensemos tudo relacionado à sociedade. Para ela, o poder público tem que propiciar ferramentas para agilizar processos que possam estimular novos negócios. “Temos que trabalhar com orçamento participativo, chamando a população”, diz. 

Sobre a minimização de problemas de desigualdades e irresponsabilidade ambiental, 

Valmor Griebeler (PL) prega o trabalho com políticas integradas, pois acredita que Estrela tem todo o potencial. “Nos últimos anos temos avançado em muitas áreas. Existe um plano de mobilidade no município assim como vários outros que já estão em andamento. Temos capacidade de implementá-los”, afirma o candidato. 

O Comandante César defende uma gestão austera para conter gastos desnecessários, com  redução de secretarias, de cargos de confiança, diminuição de prédios públicos alugados, criação de um balcão de relacionamentos. Para isso, aposta na formação de uma equipe técnica em seu secretariado. 

Em relação às questões de desigualdade social e irresponsabilidade ambiental, e sobre ações junto à comunidade para essas demandas, o candidato Paulo Argeu Fernandes (PDT) se mostrou favorável à nomeação de pessoas técnicas e competentes na área para    minimização desses problemas. Ele acredita que com uma orientação adequada muitos problemas podem ser mitigados e sua administração terá um olhar atento para isso. 

Para finalizar, Andreia ressaltou a importância da comunidade se unir em busca das melhores soluções de desenvolvimento e crescimento econômico e confirmou a parceria constante da entidade. 

 

Conheça os candidatos:

 

Denise Goulart (PT) é professora formada em Letras, com especialização em Leitura e Produção de Texto. Integrou a direção estadual do Cpers/Sindicato e foi diretora do 8º Núcleo da entidade em Estrela. Atualmente, é professora licenciada da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Müssnich. Foi coordenadora adjunta da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) no governo Tarso Genro e, em 2018, assumiu o mandato de vereadora.

 

Elmar Schneider (PTB), 63 anos, deixou o cargo de secretário da Saúde na atual administração para a disputa. Iniciou a carreira como vereador em 1982 e foi eleito deputado estadual pelo MDB em 1999 e 2003. Em 2007, foi presidente da Central de Abastecimento (Ceasa).

 

Diego Luís de Castro (DEM), 36 anos, é policial rodoviário federal desde 2014, formado em Direito, mas abriu mão da carreira para assumir a vaga conquistada em concurso público. Tem especialização em Operações Especiais Policiais e atualmente faz outra, em Educação Transformadora, com objetivo de exercer a docência na Universidade da Polícia Federal, em Santa Catarina.

 

Eduardo Wagner (PSL), 53 anos, é engenheiro civil, sócio da Iccila, empresa que atua há mais de 30 anos na área da construção civil, em diversos segmentos como a construção e manutenção de rodovias, infraestrutura urbana e viária. É filho do ex-prefeito de Estrela, Günther Wagner que comandou a cidade entre 1992 e 1996. 

 

Paulo Argeu Fernandes (PDT), 61 anos, é advogado. Foi fundador do PDT na cidade e tem na educação uma de suas principais bandeiras. “Educação é a base de tudo”, declara. Mas não é só isso. Fernandes afirma que quer conversar com todos os segmentos da sociedade para alinhar uma proposta de crescimento ao município.

 

César Augusto Pereira da Silva, o “Comandante César” (MDB), 51 anos, é coronel da Brigada Militar da reserva. Tem formação superior em Ciências Militares com especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública. Tem vocação para servir o próximo, tornando o município cada vez mais forte

 

Valmor Griebeler (PL), 55 anos, foi vice-prefeito por dois mandatos (2013 a 2020), já exerceu o cargo de conselheiro tutelar, de coordenador do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Estrela e foi vereador mais votado do município (2002). Quer construir uma unidade para Estrela continuar se desenvolvendo.